O nome da cidade é uma referência à antiga Fazenda dos Carvalhos, da família Carvalho, localizada onde hoje é a área urbana do município. Em 1888, Maria Joaquina Mendes de Carvalho doou uma parte das terras dessa fazenda para a construção de uma capela em devoção a Nossa Senhora Aparecida, onde hoje é a atual Igrejinha. Ao redor dessa capela, pessoas começaram a se instalar, um movimento foi fortalecido pela chegada da linha férrea em 1903. Em 1948, Carvalhos se emancipou de Aiuruoca e se tornou um município independente. Porém, desde o século XVIII, já havia registros em seu território. O mais antigo é de 1744, quando foi doada uma sesmaria ao Capitão Antônio Corrêa de Lacerda nessas terras, contempladas pela bela Serra dos Três Irmãos, composta pelo Pico dos Três Irmãos, Pico do Muquém e Pico do Calambau. Nessa antiga carta, já eram citadas a serra e seus picos, além do Ribeirão do Francês, o que indica atividades colonizadoras anteriores à data da carta, com hipóteses da presença de mineradores franceses.
A economia gira em torno de pequenos comércios, artesanatos, a pecuária leiteira e na agropecuária, se destacando pelo cultivo de morangos, cachaças artesanais, o tradicional queijo Mantiqueira de Minas e no turismo, já que no município encontra-se cerca de 70 cachoeiras e mais de 400 km de trilhas, sendo um atrativo para os amantes da natureza e praticantes de esportes de aventura.
No Turismo Religioso e Cultural, destaca-se a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus tombados, por serem um Patrimônio Cultural do Município, a Caminhada da Cura para o Distrito de Muquém de São Lazaro, além de diversas Igrejas na Zona Rural, dando destaque para as Igrejas dos Franceses e Muquém, destacando-se também, sua antiga estação ferroviária com as ruínas da extinta linha férrea da Rede Mineira de Viação.
Um dos destaques naturais é o Pico do Muquém, com cerca de 1.700 metros de altitude e a cachoeira da Estiva, uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais, muito procurada por turistas do Brasil inteiro que vivenciam suas belezas naturais. Além de diversas cachoeiras e montanhas espalhadas em todo território municipal.
Localizada no Sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira, Carvalhos se destaca pela tranquilidade e pelo seu grande acervo de atrativos naturais e culturais, que a cada dia atraem turistas em busca de descanso e convívio com a natureza.
Venha conhecer Carvalhos e se encante com nossas belezas naturais, históricas e culturais.
Fonte: Helena Amaral Sant Ana