SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA

Carvalhos

O nome da cidade é uma referência à antiga Fazenda dos Carvalhos, da família Carvalho, localizada onde hoje é a área urbana do município. Em 1888, Maria Joaquina Mendes de Carvalho doou uma parte das terras dessa fazenda para a construção de uma capela em devoção a Nossa Senhora Aparecida, onde hoje é a atual Igrejinha. Ao redor dessa capela, pessoas começaram a se instalar, um movimento foi fortalecido pela chegada da linha férrea em 1903. Em 1948, Carvalhos se emancipou de Aiuruoca e se tornou um município independente. Porém, desde o século XVIII, já havia registros em seu território. O mais antigo é de 1744, quando foi doada uma sesmaria ao Capitão Antônio Corrêa de Lacerda nessas terras, contempladas pela bela Serra dos Três Irmãos, composta pelo Pico dos Três Irmãos, Pico do Muquém e Pico do Calambau. Nessa antiga carta, já eram citadas a serra e seus picos, além do Ribeirão do Francês, o que indica atividades colonizadoras anteriores à data da carta, com hipóteses da presença de mineradores franceses.

ROTEIROS

A riqueza natural e cultural de Carvalhos guardam alguns encantos que você precisa incluir no seu roteiro de viagem.

Conheça alguns destaques!

Para uma melhor experiência, contrate um operador local.

Mapa Turístico
Franceses:
  • Localizado entre os montes da Serra da Aparecida, no vale do Rio dos Franceses e Rio Turvo Grande, este é roteiro mais visitado do município, o primeiro atrativo é a Cachoeira da Prainha, belo local para banho e hidromassagem natural, seguindo o caminho para o Distrito dos Franceses, que é um charme à parte, com sua bela Igreja contornado por seus antigos casarões e cercado de montanhas, dando continuidade chega-se ao Sítio Cedro Vermelho, com visitação a plantação de morangos e compras de produtos derivados do mesmo e o Laticínios Santa Luzia, com a produção do Parmesão Mantiqueira de Minas. Depois seguimos para a Cachoeira dos Franceses com suas quedas e poços para banho. A próxima parada é a imponente Cachoeira da Estiva, que possuí uma queda de 70 metros aproximados com poço para banho em suas águas cristalinas, no local serve porções diversas e refeição, retornando para a cidade a última parada é no Rancho Casa Nova, que também serve refeição com uma bela comida mineira e visitação de Turismo Rural com horta orgânica e artesanatos.
  • Atrativos:
  • Cachoeira da Prainha, Distrito dos Franceses, Sítio Cedro Vermelho, Laticínios Santa Luzia, Cachoeira dos Franceses, Cachoeira da Estiva e Rancho Casa Nova.

Onde comer:

Onde ficar:

Centro Histórico-Cultural
  • Este roteiro mostra toda a história de Carvalhos e região, um “City Tour” urbano com visita a charmosa Estação Ferroviária, inaugurada por volta 1903, onde funcionava o antigo trem de passageiros da antiga RMV (Rede Mineira de Viação) que ligava Barra do Piraí RJ a Soledade de Minas MG. Hoje a Estação Ferroviária funciona órgãos públicos e a linha se encontra extinta, juntamente com sua caixa d’agua e a antiga Ponte de Ferro sobre os Rio dos Franceses. E no centro da cidade está a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, marco religioso local e padroeiro da cidade e a capela de Nossa Senhora Aparecida, a primeira capela da cidade, além de apreciar os casarios antigos do período de colonização. No centro da cidade os visitantes podem apreciar o comércio local com lojas de queijos, doces, artesanatos e produtos da terra.
  • Atrativos:
  • Estação Ferroviária, Caixa D’agua, Ponte de Ferro, Igreja Sagrado Coração de Jesus, Capela de Nossa Senhora Aparecida e comércios de produtos locais.

Onde comer:

Onde ficar:

 

Muquém de São Lázaro
  • No Distrito do Muquém de São Lázaro, além de sua religiosidade dedicada a São Lázaro, o local é detentor de belas cachoeiras, paisagens, culinária e cultura. No caminho para o Distrito, depois do bairro Vargem Alegre está a Cachoeira da Pedreira, com suas banheiras naturais e duchas para hidromassagem, seguindo o caminho por mais 3 km chega-se ao Distrito do Muquém, onde se segue direto por mais 2 km até a belíssima Cachoeira do Muquém, onde se inicia uma trilha em meio a mata atlântica até a cachoeira, com sua bela queda e poço para banho, voltando o caminho a parada é no Distrito do Muquém, onde se visita a Igreja de São Lázaro os 3 Laticínios para compra de queijos e a Escola de Artesanato do Muquém. Dentro da Vila possuí o Restaurante e Pesqueiro do Mateus para saborear uma bela comida mineira.
  • O Pico do Muqém é um atrativo para os mais aventureiros, que é uma trilha rumo ao imponente Pico do Muquém, com seus 1.700 metros de altitude, sendo cartão postal do município de Carvalhos, seu acesso é após o povoado de Ponte Alta, uma trilha de aproximadamente 2:00 de caminhada de nível médio com visão de 360 graus do mar de montanhas da Serra da Mantiqueira, fica situado a 6 km da cidade, é indicado guia e transporte em carro até o início da trilha.
  • Atrativos:
  • Cachoeira da Pedreira, Cachoeira do Muquém, Igreja de São Lázaro, Laticínios, Escola de Artesanato do Muquém, Restaurante e Pesqueiro do Mateus e Pico do Muqúem.

Onde comer:

Onde ficar:

Carimbá x Posses (Rota do Quilombo)

Conhecido por Rota do Quilombo, esse antigo caminho do município até as Posses atravessa as vertentes da Serra do Quilombo, onde se divide a região das Posses com a região do Carimbá, bacia leiteira do município de Carvalhos. A primeira parada é no bairro do Carimbá, com visita na Capela de Santo Antônio e visitação em laticínios locias, depois segue para o bucólico povoado das Posses, com visita a Capela de Nossa Senhora Aparecida, rodeado de montanhas e belas paisagens. Seguindo a estrada por 3 km começa o complexo de Cachoeiras do Ribeirão das Posses, a primeira é a Cachoeira da Lage, de fácil acesso, com uma bela ducha e poço para banho, seguindo o caminho nas margens do Ribeirão, fica por cerca de 1 km a Cachoeira do Meio, em meio as corredeiras com banheiras naturais e seguindo no caminho trilhas com remanescentes de mata atlântica para cima por mais 1 km a imponente Cachoeira das Posses, com uma bela queda e um grande poço para banho.

    • Atrativos
    • Capela de Santo Antônio do Carimbá, Capela de Nossa Senhora Aparecida das Posses, laticínios, Cachoeira da Lage, Cachoeira do Meio e Cachoeira das Posses.
Rota do Barulho
  • Situado a 6 km da cidade, a Represa do Barulho é formada pelo Rio Turvo Grande onde se limita-se com o município de Liberdade, rodeado de mata atlântica e ponto para banho no Bar e Restaurante Represa do Barulho. Seguindo o caminho de volta finaliza o roteiro no Sítio Cafundó, com visitação a produção de cachaça, degustação e comercialização, além de toda estrutura de turismo rural. Durante o caminho, os visitantes percorrem trechos da antiga ferrovia que serviu Carvalhos e região por muitos anos.
  • Atrativos:
  • Represa do Barulho e Sítio Cafundó.

Galeria

Galeria de Imagens

Carvalhos – MG

Galeria

Pular para o conteúdo